domingo, 10 de abril de 2011

a casa que não era lar

Aquele mesmo clima permanecia em casa. O clima tenso, tentando ser feliz. Não tente ser feliz. Não tente ser feroz.
Uma das coisas que eu mais esperava era que minha casa voltasse a ser o lar que já foi. Onde a família se reunia todo dia pra jantar e, conversar e, ver jornal, até brigar quando necessário. Existia um calor que acima de qualquer coisa, aquecia nos dias frios, uma preocupação sobre como tinha sido seu dia. As broncas sobre suas burrices.
Agora onde habito é apenas um terreno médio com quatro paredes e dois andares onde dois seres vivos estão se privando de um contato maior. Onde há uma pequena batalha de compensações. “Se eu te der um livro você vai ficar feliz?”  - Vou, vou sim.
Mas não espero mais nada. Acho que essa casa não volta a ser lar, só se outro grupo de pessoas a habite e faça uma família, com o jantar, o jornal e as brigas, as broncas. As filhas, os filhos, as mães e os pais.
Não quero mais a ironia e o sarcasmo de cada refeição, não quero mais ter que fingir na minha própria casa, não quero desejar estar só, a cada segundo. Não quero estar mais feliz com idas do que com vindas, mas eu me acostumei, pois é, agora em diante é assim...
Eu não sei se é pedir muito, pedir uma coca cola, pedir macarrão, mamãe, irmão, papai e eu, todo mundo junto de novo, cada um comentando sobre si. Porque éramos diferentes, muito diferentes e a gente se entendia nessas diferenças, ainda que muitos erros fossem cometidos, algum acerto nós fazíamos em tentar ser uma família meio feliz, meio saudável. Mas acho que é pedir muito sim, porque tanto peço e isso nunca ganho, parei de pedir.
Às longas partidas devemos as unhas que não crescem mais, e a carência insaciável por um pouco de amor.

“Meu almoço está fadado ao desgosto de ser ruim, e eu fadada ao desgosto de ser carente.”

3 comentários:

  1. É difícil ter de concordar com você mas só o tempo vai amenizar certas coisas.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Isso hoje em dia acontece em tantos lugares... Inclusive aqui.
    Você verbalizou o pensamento e sentimento de muitos, gostei.

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos essa casa um dia conheceu uma família.

    ResponderExcluir