quarta-feira, 27 de julho de 2011

Noites Brancas - Dostoievski

Eu quase nunca escrevo sobre um livro que eu li, mas dessa vez, me identifiquei tanto que resolvi abrir um espaço para comentar sobre Noites Brancas, um singelo livro de fácil entendimento no qual eu paguei R$8,00.

Noites Brancas começa com o Sonhador, um cara que vive sozinho e que conhece o lugar onde mora e a redondeza com a palma da mão, com sua vida monótona. Num dia, andando num parque viu uma moça chorando e desesperada, a qual tentou ajudar, Nástienhka, ela era praticamente adolescente a principio tinha outra estória pra contar.
Eles começam uma amizade, e o Sonhador acaba tendo uma paixão por Nástienhka, que quebra o coração de todos ao contar sua vida, perdeu os pais cedo e desde então vivia presa - literalmente - à saia da avó cega. Na casa dessa avó tinha um cômodo que eles alugavam, e lá conheceu um rapaz, o qual se tornara o amor de sua vida. O rapaz não pode ficar lá por muito tempo e então se muda, com a promessa de que ele e Nástienhka teriam um futuro sim, e que com ela queria se casar.
Comprometido em ajudar a mais nova amiga, Sonhador corre atrás deste homem, e dá sua carta a ele e na carta havia um horário combinado: às 23h00. E na primeira noite do combinado ele não aparece, nem na segunda e nem na terceira. Cansada e pensando,  Nástienhka vê que o melhor para seu futuro não é esperar por alguém que a ame, já que, o Sonhador estava aos seus pés, lá, esperando por receber seu amor. E ela jura amor eterno a ele, e ele se confessa à ela.
Quando parecia que tudo ia bem, que os dois iam ficar juntos, o rapaz que havia prometido Nástienhka em casamento aparece, atrasado sim, e ela esquece do Sonhador, jura que ele é muito amigo dela e sai correndo com seu amado.
O mundo cai para o Sonhador, que recebe uma carta muito filha da puta de Nástienhka na qual ela se refere a ele como um bom amigo, que ela tentou e que pede desculpas pelo impulso. Resumindo: ele era só um step esse tempo todo para ela.

Agora meus caros, eu fiz o seguinte ao acabar o livro. Pensei que Dostoievski me conhecia e conhecia a triste história do meu primeiro amor e fez esse livro. Oba! Nada como ler tudo o que  você passou na pele de outro. Dostoievski descreve bem como é ser solitário e feito de step pelos outros, a questão aqui é, que Sonhador ainda acaba por deixar de lado, e se contentar em ser amigo da nossa querida Nástienhka que vive a vida feliz ao lado de quem ela sempre quis. Foi uma semana de amor intenso no livro, Nástienhka eu te odeio.

OBS: Desculpa o tamanho do texto, e da imagem, foi a única que eu achei igual a capa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário