sábado, 9 de janeiro de 2010

Minha indiscutível paixão por coisas antigas II

Hoje conhecerão Ella Fitzgerald, esse ícone do Jazz.


Nascida dia 25 de abril de 1917, essa tauriana é considerada por muitos a melhor cantora de Jazz.
Ella, como quase todas as divas que apresentarei aqui, sofreu na infância. Seu pai apenas pois seu nome na certidão de nascimento e se foi, deixando Ella e sua mãe. Ella cresceu sendo maltratada pelo seu padrasto, cresceu aguentando chacota entre os amigos quando dizia não mais que a verdade, quando dizia que sairia em jornais, que seria famosa. A menina Ella sempre foi muito animada, sempre gostou de dançar e cantar e aos 13 anos dançava alguns passos de dança da época e pedia às amigas mais velhas que a ensinasse outros passos. Sua primeira experiência musical com na Igreja, Ella fez parte da primeira geração de crianças que, na década de 20, tiveram acesso livre à música por meio desses aparelhos sonoros. Quando Ella tinha 14 anos sua mãe morreu de ataque cardíaco, Ella então largou a escola e foi mais tarde para um reformatório por vadiagem mas, ficou no reformatório por pouco tempo, fugiu e foi cantar nas ruas de NY.
Momento curiosidade; No final do ano 1934, Fitzgerald participou de um show de calouros e mesmo mal vestida e nervosa ganhou o prêmio como melhor caloura e esse prêmio dava a oportunidade ao calouro de cantar duas semanas no hotel Apollo Theatre mas, não foi o que aconteceu: o gerente não deixou Ella cantar por achar ela feia.
Cantava de graça até que o bandleader  Chick Webb levou ela para um teste com outro bandleader que não quis ouvi-la. O por quê? O motivo? A razão? o Bandleader considerava Ella muito feia. Mas depois de muito insistir, ele a ouviu e a contratou.

OBS: Como vocês sabem, essa parte do blog é para a vida pessoal das divas MAAAAAAAAAS, eu procurei sobre a vida pessoal de Ella, não achei quase nada que eu já não tinha escrito. Peço desculpas.

Beijinhos.

Um comentário:

  1. Já conhecia Ella, adoro a voz dela, mas não tinha idéia que ela foi rejeitada por ser considerada feia ¬¬
    Até parce regra, mas a maioria dos "antigos" cantores de jazz não se encaixavam nos padrões de beleza do american way of life :B

    ResponderExcluir